As 11 Principais Habilidades do Profissional do Futuro

Com a tecnologia avançando rapidamente e mudanças da era digital, é normal que todas as habilidades necessárias para os trabalhos no futuro também estejam em processo de mudança. Enquanto o mundo digital se torna cada vez mais parte do nosso dia a dia, habilidades como comunicação, solução de problemas, colaboração e empatia estão se tornando cada vez mais valorizadas. 

A pergunta que todo profissional de hoje tem que fazer é: qual habilidade preciso evoluir para ter sucesso profissional no futuro? 

Vamos conhecer as 11 habilidades importantes que um profissional deve ter pensando no futuro:

  1. Habilidade em solucionar problemas

A resolução de problemas é uma habilidade que todos devemos ter, mas à medida que o mundo avança, essa habilidade é será necessária ainda mais pois enfrentaremos mais dificuldades. Ter flexibilidade nessa hora manda muito. Pensar fora da caixa para enxergar melhor o problema. Comece agora mesmo a trabalhar o seu cérebro, expandindo seu potencial. Identifique alguns problemas existentes para ir se preparando para o futuro. VOCÊ É FELIZ?

  1. Pensamento Crítico

Mesmo com a tecnologia automatizada em muitos aspectos do nosso trabalho, todas as decisões não vão ser tomadas por ela. Serão por nós mesmos. Você sempre vai precisar tomar essas decisões, analisando situações e considerando várias soluções até chegar uma decisão por meio da lógica e do raciocínio, ou seja, o pensamento crítico será uma habilidade fundamental no mundo corporativo. 

  1. Criatividade

A força de trabalho se desenvolveu por causa da criatividade das pessoas; robôs só foram criados porque um humano teve a ideia em primeiro lugar, então eles não vão roubar seu trabalho tão cedo! Como disse Cadie Thompson: “Com o ataque de novas tecnologias, pessoas criativas estarão em demanda para descobrir formas de aplicar a nova tecnologia e criar novos produtos e serviços”.

  1. Gestão de Pessoas

Ser capaz de gerenciar, motivar e delegar pessoas para garantir que você obtenha os melhores resultados para o seu negócio é uma habilidade muito difícil e que muitos profissionais não têm. No futuro bem próximo essa característica será muito procurada. Saber identificar as melhores pessoas para o trabalho é, portanto, uma habilidade vital para o profissional do futuro.

  1. Coordenação com a equipe

Robôs e máquinas são ótimas ideias e funcionais. Nos permitem desenvolver outras tarefas. O que eles não dominam ainda é a capacidade de interação com a equipe. Relações interpessoais no mundo moderno será ainda mais pertinente e importante, especialmente se for um forte líder de equipe. Algo que será realizado por muitas gerações. 

  1. Inteligência Emocional

Ser capaz de se adaptar aos sentimentos e ambientes de outras pessoas é uma habilidade importante de se ter. É a capacidade de gerenciar comportamentos, navegar pelas complexidades sociais e tomar decisões pessoais que alcançam resultados positivos. Fazer conexões vitais no local de trabalho e ter a inteligência para lidar com diferentes personalidades ainda será desejável no futuro.

  1. Julgamento e Tomada de Decisão

Toda estratégia de negócios hoje é baseada na análise de dados. Ter a capacidade de estudar os dados e tomar decisões fortes será ainda mais desejável nos próximos anos. Existem várias ferramentas para ajudar você a decifrar e entender esses números, por isso não entre em pânico se ainda não domina a habilidade; use dispositivos on-line para ajudá-lo a avançar nessas áreas.

  1. Orientação para o trabalho

Ter fortes habilidades de orientação para o trabalho – ou estar sempre solícito em ajudar pessoas – é focar nos consumidores e clientes e antecipar quais serão suas necessidades futuras. Em outras palavras, você precisa pensar sobre o que o cliente precisará e criar soluções para seus problemas.

  1. Poder de negociação

Com robôs invadindo o ambiente de trabalho, as habilidades sociais serão mais importantes do que nunca. Negociar é algo que só nós humanos fazemos – e fazemos bem! É preciso não deixar que algumas ocupações te afastem dessas habilidades interpessoais. Mesmo pessoas em cargos técnicos deverão negociar com clientes, colegas e gerentes.

  1. Flexibilidade Cognitiva

A flexibilidade cognitiva é o jeito de pensar em múltiplos conceitos simultaneamente. No mundo acelerado de hoje, estamos acostumados a fazer malabarismos com vários empregos e multitarefas. De acordo com pesquisas, um nível mais alto de habilidades cognitivas será necessário para uma ampla gama de empregos – isso inclui criatividade, sensibilidade a problemas e raciocínio lógico. 

  1. Adaptabilidade

No passado, a adaptabilidade não era uma característica tão vital de um funcionário pois o software e as estruturas praticamente permaneciam iguais. Na força de trabalho de hoje, no entanto, ser capaz de se adaptar a novas situações, programas e até pessoas é extremamente importante

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Hoje se sabe que é necessária uma constante busca por soluções: maleáveis, criativas e estimulantes, tornando um grande desafio a administração do capital intelectual da organização, na área de gestão de pessoas.

Fica, portanto, notório, que o indivíduo precisa aprender a desenvolver uma visão compartilhada correspondendo a um senso coletivo do que é essencial para ele e para a organização em que atua. Lembrando sempre que esse processo será uma manifestação coerente de conversação e sensatez.

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Com informações do Blog do JRM

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