Estratégias para Melhorar a Comunicação da Empresa

Embora comunicar-se seja uma atividade comum do ser humano, tornar esse processo orgânico dentro de uma empresa pode ser trabalhoso e muitas vezes, falho.

Todavia, é muito grande a importância da comunicação nos resultados de uma empresa, e por isso para obter sucesso em seus negócios, você deve prezar (e muito!) pela comunicação.

Sendo assim, vamos abordar tal tema e ajudar a você a criar estratégias que facilitem a conversa e a troca de ideias dentro do ambiente corporativo e com os seus clientes.

Comunicação interna:

Manter uma boa comunicação interna (fornecedores, colaboradores, parceiros etc.) garante que todos consigam se alinhar com o discurso oficial da empresa, fortalecendo sua produtividade.

Uma comunicação interna confusa e ineficiente pode gerar problemas sério dentro de uma empresa e uma das consequências pode ser a perda de parceiros.

Dentre os vários benefícios de investir no melhoramento da comunicação interna posso citar:

  • Funcionários e colaboradores mais engajados com as metas da empresa.
  • Funcionários totalmente conscientes de todas as ações que devem ser tomadas para o crescimento da empresa.
  • Facilidade para desenvolver ações que venham influenciar a imagem externa da empresa sem que ocorram mal entendidos e incoerências.
  • Diminuição nas taxas de rotatividade.
  • Melhoria da imagem da empresa

Para isso, muitas empresas estão aderindo ao endomarketing que é um conjunto de estratégias de marketing institucional totalmente voltada para as ações internas das empresas.

As estratégias do endomarketing são desenvolvidas com o intuito de melhorar a imagem da empresa em meio aos seus colaboradores, visando ter uma equipe mais motivada e comprometida.

Veja algumas dicas para aplicar o endomarketing em sua empresa:

  • Oferecer treinamento aos colaboradores para nivelar o nível de conhecimento dos mesmos.
  • Usar estratégias para aumentar a interação entre os mesmos através da troca de experiências.
  • Implementar algum tipo de bonificação por bons resultados
  • Realizar pesquisas de satisfação
  • Permitir que os colaboradores contribuam com sugestões

Comunicação externa

A comunicação externa é tão importante quanto à interna, tendo em vista que cuida da imagem da sua empresa fora dos seus muros.

Saiba que a imagem que você deseja passar para seus parceiros ou público alvo depende quase exclusivamente do investimento realizado em comunicação externa.

Geralmente a imagem de uma empresa é desenvolvida através de materiais gráficos e de identidade visual.

Por esse motivo é tão importante contratar uma agência de comunicação para cuida de todas as vertentes de comunicação de sua empresa.

Explore mais a ferramenta comunicação

Só existe uma maneira de contar uma novidade ou expressar uma ideia: comunicando-se. Seja de maneira visual ou sonora, a comunicação precisa acontecer para que dois (ou mais) indivíduos compartilhem as suas ideias.

Nesse cenário, já é possível entender a importância da comunicação nos resultados de uma empresa: total e absoluta. Seja na conversação interna ou externa, é de extrema necessidade que sejam criados canais que possibilitem a troca de ideias entre as pessoas, neste caso, funcionários ou clientes.

Tão importante quanto ter um sistema excelente de marketing, é ter uma comunicação que funcione. A seguir, vamos listar algumas estratégias que podem facilitar nesse âmbito:

  • Assessoria de imprensa:

Esse departamento é essencial para manter a empresa na mídia, disparando releases e informações que sejam relevantes acerca de lançamentos e participações de sua marca.

A assessoria de imprensa tem um papel crucial na divulgação dos produtos e serviços, e trabalha ativamente ao lado do departamento de marketing para construir canais de comunicação que sejam claros e objetivos.

  • Mídias sociais e marketing digital:

Essas são duas ferramentas essenciais nos tempos modernos. Não se pode falar em divulgação e comunicação sem considerar a importância do marketing digital e das redes sociais nesse processo.

Através de uma excelente estratégia de marketing digital você poderá divulgar a sua marca na web, e estruturar uma comunicação direta com o seu público a partir de suas redes sociais.

Automatize processos e ganhe tempo

Para tornar a comunicação, tanto externa quanto interna, ainda mais eficiente, você pode apostar em um sistema ERP online (Enterprise Resource Planning). Em tradução literal, esse termo significa Planejamento dos Recursos da Empresa, e é exatamente isso o que ele faz.

Esse é um programa que não pode ser ignorado quando falamos sobre a importância da comunicação nos resultados de uma empresa.

Um sistema de gestão pode ser instalado para ajudar a organização, facilitando por exemplo o arquivamento de dados a respeito de clientes, fornecedores, vendas, produtos, financeiro,etc.

Com isso você evita a perda de informações, e facilita a comunicação entre diferentes departamentos. Também é um meio de tornar mais prático e mais rápido o processo de comunicação com o cliente.

Através de um sistema Webdesk, que é uma funcionalidade encontrada em alguns sistemas, você também poderá garantir que os seus clientes consigam entrar em contato com a empresa para tirar dúvidas, fazer solicitações ou orçamentos rapidamente.

Ademais, em alguns ERPs online é possível realizar cotações online dentro do próprio programa. Dessa forma, você ganha tempo e pode otimizar os lucros da sua empresa falando diretamente com vários fornecedores ao mesmo tempo.

Todas essas estratégias têm como fundamento facilitar a comunicação, e tornar o processo mais fácil tanto dentro quanto fora da empresa.

Com isso você terá mais clareza sobre o que ocorre dentro de seu negócio, estreitará os laços com a sua equipe e irá estimular a participação de todos na corrida por melhores resultados.

Como consequência, você terá melhorias nos números, mais lucro e muito mais eficiência no atendimento de seu cliente, que se sentirá plenamente satisfeito coma empresa.

Autora convidada: Gabriela Vitória, do GestãoClick, por Nexpubli.

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